sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A Batalha dos Aflitos...

Batalha dos Aflitos

Batalha dos Aflitos é como ficou conhecida a partida disputada entre o Clube Náutico Capibaribe, de Recife, e o Grêmio, em 26 de novembro de 2005, no Estádio dos Aflitos.

O Clube Náutico Capibaribe viveria um inferno. Literalmente. Dependendo só de si para alcançar a tão sonhada primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o alvirrubro pernambucano foi eliminado pelos gremistas numa sucessão de fatos inacreditáveis até para os mais experientes no futebol. Não bastassem os quatro jogadores adversários expulsos e um pênalti a favor perdido, a torcida ainda teve que agüentar o Santa Cruz galgando os degraus para a elite do futebol brasileiro.

Eu lembro que a torcida, atônita, ficou nas arquibancadas mesmo após o término da partida. Cerca de vinte mil torcedores estavam lá, sentados. Havia choros, lamentos e ranger de dentes... A torcida inteira estava em um estado completamente inacreditável de tristeza e solidão.Não seria de se estranhar se ouvesse suicídio em massa naquela tarde de infortúnio para os pernambicanos. Porque não adiantavam os abraços e os afagos dos outros torcedores, só as lágrimas resolviam. Os refletores foram apagados numa tentativa inútil de tirar a torcida do estádio, mas nem isso adiantava.

Catástrofe talvez comparável a um Manchester United x Bayern München ou o Brasil x Uruguai de 1950. Virou filme. O gremista Beto Souza fez questão de documentar tudo aquilo na chamada “Batalha dos Aflitos” e de chamar o filme ironicamente de "Inacreditável", para a ira dos pernambucanos. Vi muita gente querendo a cabeça do diretor, em acessos de fúria.

Nenhum comentário: