sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Grêmio, quando tudo começou...

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um clube brasileiro de futebol da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que tem como cores o azul celeste,o preto e o branco. Seu estádio é o Olímpico Monumental.

Atualmente o Grêmio ocupa o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Futebol[1], é o terceiro melhor clube do Brasil no ranking da Conmebol[2], que congrega os times sul-americanos.

É um dos maiores clubes do mundo, tendo conquistado diversas competições de nível internacional e nacional e também tendo revelados craques ao longo de sua história. O Grêmio aparece no site oficial da FIFA (a maior entidade do futebol).[3]

O início

O Grêmio Campeão Gaúcho de 1931
O Grêmio Campeão Gaúcho de 1931

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na época Grêmio Portoalegrense, foi fundado em 15 de Setembro de 1903, quando 32 rapazes se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da Rua 15 de Novembro (atual Rua José Montauri), no Centro de Porto Alegre e fundaram aquele que seria um dos maiores clubes de futebol do mundo. A bola de couro trazida pelo paulista Cândido Dias da Silva foi um dos fatores decisivos para a fundação do Grêmio Portoalegrense.

Na década de 30, o Grêmio conquistou o bi-campeonato gaúcho em 1931 e 1932.

O Profissionalismo no clube

No Rio Grande do Sul, o profissionalismo chegou em 1937 com a criação da FRGD (Federação Rio-Grandense de Desportos) atual FGF. Na década de 40 veio mais dois estaduais nos anos de 1946 e 1949.

Em 1954, foi inaugurado o Estádio Olímpico, na época o maior estádio privado do país. Em 1980, com a construção do anel superior, passou a chamar-se Estádio Olímpico Monumental. Em 1981, foi registrado o público recorde do estádio, que foi de 98.421 pessoas (85.751 pagantes) no jogo Grêmio vs. Ponte Preta.

Nos anos 60, o destaque tricolor foi o Heptacampeonato Gaúcho de 1962 a 1968. As grandes excursões à Europa em 1961 e 1962, tornaram o Grêmio mundialmente conhecido. Foi nessa década também que o Grêmio participou das primeiras competições de nível nacional sendo semi-finalista da Taça Brasil em 1959, 1963 e em 1967.

A era Ênio Andrade e o Mundial de 83

Foi no Estádio Olímpico que o Grêmio conquistou algumas de suas maiores conquistas
Foi no Estádio Olímpico que o Grêmio conquistou algumas de suas maiores conquistas

Em 1981, o Grêmio conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro, com uma vitória pelo placar de 1 a 0 sobre o São Paulo no Estádio do Morumbi, com o gol de Baltazar. O Tricolor Gaúcho voltaria a vencer o Campeonato Brasileiro em 1996, com uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos.

O Grêmio venceu ainda quatro vezes a Copa do Brasil, nos anos de 1989 (vencendo o Sport), 1994 (vencendo o Ceará), 1997 (vencendo o Flamengo) e 2001 (derrotando o Corinthians nas partidas finais), sendo que das quatro conquistas, três ocorreram de forma invicta.

O Tricolor conquistou também a sua primeira Taça Libertadores da América, a maior e mais prestigiada competição de futebol do continente americano. Competição a qual o Grêmio manteve-se por 23 anos como único clube campeão na região sul do país. A primeira conquista se deu em 1983, com uma vitória sobre o Peñarol na final. Naquele mesmo ano, o Grêmio viria a se sagrar Campeão Mundial ao vencer o Hamburgo, da Alemanha, na disputa pela Taça Intercontinental Toyota em Tóquio, no Japão.

A era Felipão e a Libertadores de 95

Seu primeiro rebaixamento ocorreu em 1991, após ficar em 19º entre vinte clubes, com uma campanha de apenas três vitórias, seis empates e dez derrotas. Devido à sua importância no cenário nacional, os dirigentes dos grandes clubes apresentaram então uma nova proposta para a CBF: um campeonato de 32 equipes, divididas em quatro grupos. Com um detalhe: 16 delas estariam garantidas automaticamente na primeira divisão do ano seguinte, salvando-se da Série B. O time, que faz parte do Clube dos 13, disputou a Série B em 1992, e terminou na 9ª posição, o que acabou garantindo sua vaga na primeira divisão. Pois, antes do início do campeonato de 1992, a CBF resolveu subir doze e não quatro, excepcionalmente naquele ano, dessa forma o Tricolor acabou garantindo sua participação na Série A do Campeonato Brasileiro em 1993.

Já no ano seguinte, o clube retomou uma longa série de conquistas: em 1994 Copa do Brasil, em 1995 a Taça Libertadores da América e o Campeonato Gaúcho, em 1996 a Recopa Sul-Americana, Campeonato Gaúcho e o Campeonato Brasileiro, em 1997 a Copa do Brasil e em 1999 a Copa Sul e o Campeonato Gaúcho.

Em 2001 o clube venceu a Copa do Brasil novamente e tornando-se tetra-campeão do torneio, no mesmo ano o departamento feminino de futebol do Grêmio havia participado do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino pela ultima vez, fazendo um boa campanha e terminando em 4º lugar. Na Libertadores 2002, a equipe de novo chegou as semi-finais e caindo diante o Olimpia do Paraguai nos pênaltis por 5 a 4. No ano de seu centenário, em 2003, o Grêmio escapou do descenso apenas na última rodada, com uma vitória sobre o Corinthians. Em 2004, a péssima campanha no Campeonato Brasileiro – com apenas nove vitórias em 46 partidas – o levou novamente à Série B. O rebaixamento foi uma conseqüência de vários fatores, entre elas as dívidas contraídas devido à quebra da parceria com a empresa suíça ISL, que quase levou o clube à falência, por ações trabalhistas movidas por ex-jogadores, que ainda estão sendo pagas, e dívidas de todos os tipos com funcionários do clube e com outras agremiações.

A era Mano Menezes e o Vice da Libertadores 2007

Torcida gremista no jogo Grêmio vs. Cúcuta, pela Libertadores 2007
Torcida gremista no jogo Grêmio vs. Cúcuta, pela Libertadores 2007
Torcida do Grêmio em jogo contra o Tolima
Torcida do Grêmio em jogo contra o Tolima

Em 2005, o Grêmio disputou a Série B do Campeonato Brasileiro e foi campeão depois de um jogo histórico contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife. Depois de ter dois pênaltis marcados contra (desperdiçados pelo Náutico) e 4 jogadores expulsos, o Tricolor Gaúcho, ainda assim, conseguiu marcar o gol do título, através do jovem Anderson. A conquista histórica do Grêmio foi registrada em dois documentários e um livro, Inacreditável, A Batalha dos Aflitos e 71 Segundos, respectivamente, que mostram as dificuldades, as lutas e comentários dos jogadores, dirigentes e do técnico Mano Menezes. Anderson e Galatto foram os grandes destaques da equipe na temporada e responsável direto pela volta do Imortal Tricolor à Série A.

De volta ao convívio dos grandes em 2006, o Grêmio reconquistou a hegemonia no Rio Grande do Sul ao conquistar seu 34º Campeonato Gaúcho após empatar em 1 a 1 com o seu eterno rival, o Internacional, reconhecido por muitos como um time com uma qualidade técnica superior, em pleno Estádio Beira-Rio, em um Gre-nal histórico, com um gol aos 35 minutos do segundo tempo.

Durante o Campeonato Brasileiro de 2006, o Grêmio, após um início irregular, conseguiu organizar o time e fez uma excelente campanha, disputando o título até as rodadas finais e voltando à Libertadores, contrariando todas as previsões.

A equipe do técnico Mano Menezes começou o ano de 2007 com uma bela campanha. Pela 35ª vez o Grêmio levantou a taça de campeão do Campeonato Gaúcho. O bom desempenho nesse campeonato repercutiu na campanha que fez na Libertadores 2007 chegando a final contra o Boca Juniors. Após 38 rodadas o Grêmio termina na sexta colocação no Campeonato Brasileiro de 2007, garantindo uma vaga a Copa Sul-Americana de 2008. No último jogo após a vitória do Goiás sobre o Internacional, o Grêmio empata com o Corinthians em 1 a 1 e rebaixa o time paulista à Série B.

O ano de 2007, também marcou a despedida do técnico Mano Menezes que comandou o clube por quase três anos, o novo técnico Vágner Mancini foi anunciado no dia 2 de dezembro de 2007, após o jogo contra o Corinthians. Curiosamente Mano Menezes, após sair do Grêmio foi anunciado como técnico do Corinthians.

Torcida

A torcida do Grêmio é uma das mais agitadas do Brasil
A torcida do Grêmio é uma das mais agitadas do Brasil
A torcida gremista costuma apoiar o time em todo os 90 minutos
A torcida gremista costuma apoiar o time em todo os 90 minutos

Panorama Histórico

Em 1983 foi realizado o primeiro levantamento nacional sobre o tamanho das torcidas dos grandes clubes Brasileiros. Na ocasião o Grêmio aparecia no 11º lugar com 1,59%(1.900.000) da torcida brasileira – foram entrevistados apenas homens[6]. Em 1993 o percentual era de 2,6%(3.816.000 torcedores) e o clube ocupava a 12ª colocação no ranking das torcidas[7]. Em 2006 O Grêmio aparecia com 4,25% ou 7.926.250 de torcedores[8]. Isso conferiu ao tricolor o 6º lugar entre as maiores torcidas e o título de maior torcida entre os clubes de fora do “eixo Rio-São Paulo”. Em menos de 25 anos o número de torcedores gremistas cresceu 317% ou 13,78% ao ano – Índices só alcançados por Flamengo, Corinthians e São Paulo.

O Gre-nal das torcidas

Até hoje foram realizadas 19 pesquisas em nível nacional sobre as grandes torcidas do Brasil. Apenas na segunda delas 1993 pela revista Placar e IBOPE, o Internacional apareceu à frente do Grêmio [9]. Nas outras 18 pesquisas o Grêmio esteve sempre à frente; O Top Of Mind realiza pesquisa anual no Rio Grande do Sul sobre o tema e, em suas últimas 13 edições o Grêmio aparece como o clube de maior torcida no estado. Enquanto o Grêmio oscilou de 1,59% para 4,25% em 23 anos, o Internacional passou de 0,9% para 2,9%.[10]

O Grêmio conta atualmente com a torcida de 53% dos gaúchos – percentuais mais elevado entre todos os clubes em um único estado. O Internacional tem 37%; Só a torcida gremista presente no estado do Rio Grande do Sul (5.770.000) é maior que a torcida do Internacional em todo território nacional (5.500.000);

  • Em números absolutos o Grêmio tem 7.926.250 enquanto o Internacional tem 5.500.000, diferença de 2.426.250 em favor da torcida gremista;[11]

O raio-X da torcida

  • A faixa etária predominante na torcida gremista é a de 16 a 25 anos;
  • O Grêmio possui 70% de sua torcida residente no RS;
  • O Grêmio tem sua torcida concentrada na região Centro-Sul do país;
  • A torcida gremista mais que triplicou seu número em menos de 25 anos;
  • É a quinta torcida que mais cresce no país em números relativos;

União de torcidas

A Torcida Jovem do Grêmio é aliada a, ou tem amizade com, outras torcidas do Brasil, notadamente as torcidas da "união dedo pro alto", como a Força Jovem do Vasco, a Mancha Verde (do Palmeiras), a Galoucura (do Atlético Mineiro), a Império Alvi-Verde (do Coritiba), a Fanáutico (do Náutico) e a Bamor (do Bahia). Quando essas torcidas se encontram sempre são respeitadas, cantam músicas juntas, torcem lado a lado sem nenhum conflito.

Escudo

No escudo atual do Grêmio pode-se notar um formato de uma bola de futebol com o ano "1903" (data de fundação do clube) em cima, o nome "Grêmio" (Grêmio significa união, grupo) no meio e as palavras "FBPA" (abreviação de Foot-Ball Porto Alegrense).

No escudo antigo, em cima aparece um "G" que seria a abreviação de Grêmio, no meio "Foot-Ball" e em baixo as letras "P.A" que é a abreviação de Porto Alegrense.

Estrelas

Estrelas dourada, prata e bronze que ficam emcima do escudo do Grêmio
Estrelas dourada, prata e bronze que ficam emcima do escudo do Grêmio

Segundo o clube [13], a estrela dourada representa a conquista do mundo, a prata as duas conquistas da América e a de bronze representa a conquista dos Nacionais. Há uma estrela dourada também na bandeira do clube, que representa o jogador Everaldo, eterno craque imortal dos anos 70 que foi o primeiro gaúcho a ser Campeão do Mundo pela Seleção Brasileira de Futebol[14].

Bandeira

A tradicional do clube é uma bandeira azul com um símbolo do Grêmio no meio e duas listras diagonais em preto com as bordas brancas. Outra bandeira muito ultilizada é a tricolor simples na vertical com as cores azul, preto e branco essa bandeira é ultilizada pela Geral do Grêmio nos jogos.

Mascote

O mascote do Tricolor Gaúcho foi criado pelo cartunista editorial Pompeo, é um mosqueteiro, vestido com as cores do clube. Ele foi adotado como mascote oficial do Grêmio em 1946, e não possui ligação com a história Os Três Mosqueteiros, do francês Alexandre Dumas.

Hino

Eurico Lara é mencionado no hino do clube como "craque imortal"
Eurico Lara é mencionado no hino do clube como "craque imortal"

O hino do Grêmio é um dos mais conhecidos no Brasil. É um dos hinos do futebol brasileiro escrito por um compositor de renome internacional, o gaúcho Lupicínio Rodrigues. Possui uma melodia vívida e ativa, e caracteriza o famoso verso: Até a pé nós iremos, Para o que der e vier, Mas o certo e que nós estaremos, Com o Grêmio onde o Grêmio estiver. Ao longo das estrofes, o hino cita a fé e o fanatismo dos gremistas. Indica que até mesmo quando a equipe passa por maus momentos, a torcida segue junto apoiando, não importando a situação na qual o time se encontra. Eurico Lara, goleiro que atuou no Grêmio entre a década de 1920 e 1930, é referenciado como "craque imortal".

Grêmio Mania

A Grêmio Mania é uma rede de lojas oficial do clube, espalhadas por diversas cidades do Rio Grande do Sul. A loja vende os produtos mais diversos desde um kit original com camisa, calção e meias até chícaras e chaveiros. O torcedor também pode personalizar uma camisa, escolhendo o número e o nome.

Memorial Herminío Bittencourt

No dia 19 de setembro de 2004 foi inaugurada no Estádio Olímpico um dos memoriais mais modernos do mundo em comemoração ao aniversário de 50 anos do Olímpico. O memorial disponibiliza para o torcedor uma apresentação dos fatos mais marcantes na história do clube através de painéis, videos, troféus, placas, uniformes, bandeiras, etc. Os visitantes ainda podem acessar os computadores onde poderá fazer um passeio virtual pelo passado e presente do Grêmio. O memorial funciona de segunda à sexta, das 9h às 7h e Sábados, das 9h às 13h. O valor do ingresso é 2 reais o individual.

Estádios

Estádio da Baixada
Vista panorâmica da Baixada
Vista panorâmica da Baixada
Ver artigo principal: Estádio da Baixada

O Estádio da Baixada do Moinhos de Vento foi o primeiro estádio do Grêmio. Inaugurado em 1904, localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento. Foi feito para agradar a crescente colônia de alemães da cidade, que se concentrava na região. Ali o Tricolor jogou do ano de 1904 até 1954, quando foi inaugurado o Estádio Olímpico. A compra do estádio foi negociada pelo dirigente gremista Augusto Koch e sua inauguração ocorreu no dia 4 de Agosto de 1904. Ficava entre as atuais ruas Mostardeiro e Dona Laura. No cruzamento destas ruas ainda é possível ver um monumento com uma placa em homenagem ao estádio. O primeiro Gre-nal no Estádio da Baixada foi a partida em que o Grêmio goleou o seu maior rival, Internacional, por 10 a 0.

Estádio Olímpico Monumental
Estádio Olímpico Monumental lotado
Estádio Olímpico Monumental lotado

Atual estádio Tricolor, o Estádio Olímpico é o local onde o Grêmio manda seus jogos de futebol. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. Sofreu uma obra em 1980 fechando seu anel superior, o que fez com que seu nome fosse mudado para Estádio Olímpico Monumental. Hoje, o palco das partidas do Tricolor tem capacidade para cerca de 51.000 pessoas.

Arena Tricolor

O Grêmio pretende construir seu terceiro estádio a partir de 2008. O Estádio Olímpico Monumental poderá ser trocado por uma moderna arena na Zona Norte de Porto Alegre adaptada as exigências da FIFA. O novo estádio terá a capacidade mínima para 50.972 lugares e terá três anéis, como os estádios da Europa. Incluirá em seu entorno: hotel, shopping center, restaurante (com vista panorâmica para o campo) e banheiros sofisticados, contando também com completa infra-estrutura para o clube e imprensa. O anel central é destinado para torcedores com maior poder aquisitivo, com aproximadamente cem camarotes e nove mil cadeiras vips. Os torcedores poderão usufruir de amplo estacionamento dentro do próprio complexo arena. A governadora do Estado Yeda Crusius, que é gremista, disse que o governo pode contribuir com a construção do estádio para sediar a Copa do Mundo de 2014. Criado dia 21 de Maio de 2007, a Grêmio Empreendimentos (empresa criada para conduzir a construção do novo estádio) analisará as ofertas de oito grupos interessados na construção da arena. As obras começarão em 2008 e, estima-se que a Arena será concluída em 2011.


Nenhum comentário: